segunda-feira, 3 de setembro de 2018

11 Dicas de segurança elétrica para casa chocantes

O colaborador do PM, Pat Porzio, é um engenheiro mecânico, um eletricista e um encanador mestre, de modo que quando o toque de campainha “Aqualung” do Blackberry toca, a ligação pode ser sobre qualquer tipo de problema mecânico. Ainda assim, ele ficou surpreso quando ele atendeu a chamada em 29 de dezembro. Era sua esposa, e havia esse tom urgente em sua voz. A casa do irmão dela estava em chamas, ela disse – aparentemente, um interruptor em um aquecedor de rodapé elétrico tinha explodido.

O problema começou quando a cunhada de Pat, Barbara, na cidade vizinha de West Milford, NJ, fez uma viagem de disjuntor. Ela reiniciou, mas tropeçou novamente. Ela olhou ao redor da sala servida pelo disjuntor e desligou algumas coisas. Então ela tentou o disjuntor novamente. Várias outras vezes, na verdade. Finalmente, redefinir. Pelo menos, demorou o suficiente para que ela voltasse para a sala e encontrasse faíscas voando atrás de um sofá em chamas.

Bárbara correu de volta para o painel de serviço e jogou o disjuntor principal, cortando a energia de toda a casa. Em seguida, ela pegou um extintor de incêndio e começou a borrifar quase tudo à vista, parando apenas o tempo suficiente para ligar para a esposa de Pat, que transmitiu a mensagem urgente ao marido. Quando o fogo estava sob controle, Barbara ligou para o corpo de bombeiros.

“A moral da história”, diz Pat, “é não continuar tentando um disjuntor se não redefinir.” O que nos leva à nossa primeira dica de segurança elétrica chave:

Ouça seu disjuntor.

Um disjuntor que dispara imediatamente após a reinicialização está lhe dizendo que há um problema elétrico. Claro, às vezes o disjuntor em si é o culpado, e em alguns casos pode haver apenas uma carga elétrica muito grande operando naquele circuito. Mas é mais provável que o disjuntor esteja tropeçando porque há um problema elétrico severo. Continue pressionando o disjuntor e você provavelmente irá causar um incêndio.

Saiba quando lutar e quando fugir.

Os bombeiros recomendam que, se você tiver alguma dúvida sobre como combater um incêndio, a melhor opção é sair da casa o mais rápido possível. Quando estiver fora, ligue para o corpo de bombeiros. Se você decidir que há uma chance razoável de lutar contra um incêndio e vencer, mantenha a posição firme, mas não deixe que o fogo entre você e a saída. Se você sentir que o fogo vai ultrapassar você e bloquear sua saída, saia.

Nunca jogue água em um incêndio elétrico.

Isso será óbvio para muitos leitores de PM, mas no calor (aham) do momento, pegar um balde de água pode parecer tentador, se não for razoável. A água conduz a eletricidade (é por isso que você não quer estar em um lago durante uma tempestade), então jogar água no fogo pode fazer com que ela fique maior. Em vez disso, use seu extintor de incêndio químico.

Use o seu extintor de incêndio de forma eficaz.

Os bombeiros recomendam o método PASS, consagrado pelo tempo:

P Ull pino de segurança do extintor de incêndio.

Um im o bocal do extintor na base do fogo.

S queeze o cabo do extintor.

S chorar o bocal do extintor em um movimento de lado a lado até que as chamas estejam fora.

Claro, parece fácil, mas vamos esperar que você nunca tenha que usar esse conselho. Comece prestando atenção ao que o disjuntor está lhe dizendo. Se a viagem for imediata, avalie a situação se você for eletricamente competente ou ligue para um eletricista. Não ligue para Pat, no entanto; ele já tem o suficiente para fazer.

Além de avarias elétricas descaradamente óbvias que levam a faíscas voadores ou disjuntores que disparam repetidamente, você deve sempre manter um olhar atento para sinais de perigo elétrico mais sutis:

Luzes que piscam ou que disparam o disjuntor

Causa: Emenda de fiação solta ou uma luminária que está desgastada e precisa ser substituída.

Solução: Corte a energia no equipamento e investigue a fiação de alimentação e o próprio equipamento. Substitua os conectores de fios por novos tipos de nível profissional. Substitua o aparelho, se suspeito.

Tomadas com uma placa que é quente ao toque

Causa: Uma carga elétrica excessivamente grande operando nessa saída, fiação subdimensionada ou uma emenda elétrica solta. (Nota: não é incomum que interruptores dimmer, especialmente os grandes, estejam quentes. A menos que a face do interruptor esteja realmente quente demais para tocar, um dimmer quente não é um perigo na maioria dos casos)

Solução: Corte o poder e investigue. Procure por uma emenda solta, conexões derretidas, isolamento queimado. Repare conforme necessário. Além disso, avalie a potência do dispositivo; pode ser muito grande em relação à fiação de alimentação. Mova o dispositivo para outro circuito, de preferência um servido por um disjuntor de 20 A e fio de calibre 12. Se a condição persistir, entre em contato com um eletricista.

Cordas de extensão enroladas em fita isolante ou com pontas soltas

Causa: o desgaste causou danos ao cabo.

Solução: Corte as seções danificadas dos cabos; substitua as extremidades macho / fêmea soltas ou danificadas. Substitua os cabos severamente danificados.

Comutadores oscilantes ou tomadas de saída

Causa: O dispositivo está montado incorretamente na caixa elétrica ou a caixa se soltou do terminal.

Solução: Corte a energia. Remova o painel frontal e aperte os parafusos de montagem. Ocasionalmente, parafusos excessivamente longos não assentam totalmente. Encurte os parafusos com o multitool de um eletricista (um alicate que tira o fio, dobra o fio e corta os parafusos). Reinstale o dispositivo. Caso contrário, aperte a conexão da caixa ao enquadramento.

Ventiladores de teto que lentamente oscilam

Causa: O ventilador está desbalanceado ou pode ser instalado em uma caixa que não está listada para suportar um ventilador.

Solução: Equilibre o ventilador ou corte a energia e reinstale o ventilador, verificando se há hardware solto, danificado ou ausente. Se necessário, substitua a caixa. Use uma caixa de retrofit / trabalho antigo classificada para instalação do ventilador (observação: não devem ser confundidos com caixas antigas ou outras caixas elétricas não relacionadas à instalação do ventilador. As caixas especializadas de adaptação classificadas para ventiladores tendem a não ser comuns ou itens de centro-casa, visite uma casa de suprimentos elétricos ou use um fornecedor baseado na Web. Uma versão é a Steel One Box fabricada pela Arlington Products (www.aifittings.com).

Tomadas GFCI que viajam repetidamente

Causa: uma falha de aterramento ou um receptáculo de saída GFCI desgastado.

Solução: mova o appliance ou a ferramenta para outro GFCI e teste. Se o GFCI for acionado, o dispositivo ou a ferramenta é suspeito. Se o GFCI não tropeçar, problemas elétricos são prováveis. Corte a energia e investigue se há isolamento de fio danificado, uma emenda solta ou um pequeno comprimento de fio exposto em contato com uma caixa elétrica de metal. Se você não encontrar problemas de fiação ou emenda, substitua o GFCI. Se a condição persistir, entre em contato com um eletricista.

A geladeira de cerveja na garagem que ocasionalmente lhe dá um pequeno choque

Causa: Muitos frigoríficos antigos terão uma pequena corrente de fuga devido ao isolamento desgastado em sua fiação interna, especialmente se houver um circuito de degelo. Esse fenômeno é bem conhecido e pode até ser bastante perigoso quando o refrigerador é colocado em um piso de concreto eletricamente condutor, especialmente um piso úmido com condensação.

Solução: Substitua o refrigerador por um novo modelo de conservação de energia.

O post 11 Dicas de segurança elétrica para casa chocantes apareceu primeiro em PROEEL - SOLICITE UM ELETRICISTA RESIDENCIAL OU INDUSTRIAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário