- Mantenha seu termostato ajustado a 24 graus Celsius, ou superior, e em ‘auto’, não ‘ligado’. Cada grau pode significar até 5% de economia nos custos de resfriamento.
- O tempo de vida ideal dos condicionadores de ar é de 10 anos – se o seu é mais antigo, considere a possibilidade de substituí-los por novos aparelhos energeticamente eficientes (ESMA Label 5 ou 4 estrelas)
- Use ventiladores de teto para circular o ar. Eles usam tanta eletricidade quanto uma lâmpada e podem fazer com que você se sinta confortável com configurações de termostato mais altas. Não se esqueça de desligar os fãs quando sair do quarto.
- Filtros obstruídos e sujos bloqueiam o fluxo de ar normal e reduzem significativamente a eficiência do sistema. Você deve limpar seus filtros CA pelo menos uma vez a cada 3 meses
- Planejar com antecedência! Agende atividades de produção de calor, como lavanderia, engomar e cozinhar em horários mais frios do dia, quando possível. Esteja ciente da temperatura! Se estiver mais frio do lado de dentro do que do lado de fora, feche todas as janelas e cortinas. Se estiver mais frio lá fora, abra tudo para ventilar e deixe o ar externo esfriar sua casa.
- Use cortinas, persianas, toldos e materiais refletivos para reduzir o calor que entra pelo vidro.
- Use exaustores na cozinha, lavanderia e banheiro para puxar o ar quente e úmido para cima e para fora.
- Aplique o tempo de decapagem e calafetagem em torno de todas as portas e janelas para manter o ar frio dentro de sua casa.
- Instale um termostato programável (termostato do relógio) que muda automaticamente o ar condicionado para uma configuração de refrigeração mais alta enquanto você estiver ausente.
- Limpe ou substitua o seu filtro de ar condicionado mensalmente para que o seu ar condicionado funcione eficientemente.
- Um AC de 5 estrelas pode poupar até 25% na factura de arrefecimento em comparação com a AC de 1 estrela e o tempo de retorno é de cerca de 1 ano!
Necessita de um eletricista para lhe ajudar? Selecione sua região de atendimento.
O post Dicas gerais de conservação apareceu primeiro em PROEEL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário