sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Como se manter seguro em trovões e relâmpagos

algumas partes da Grã-Bretanha foram atingidas por raios espetaculares nesta semana, mas quão perigosas são as tempestades e o que você deve fazer para se proteger?

Existem muitos mitos sobre raios, incluindo que sempre atinge os objetos mais altos ou que nunca atinge o mesmo lugar duas vezes. Nenhum desses é verdade. 

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre esse fenômeno climático, incluindo algumas dicas do Met Office  sobre o que fazer quando ele chegar. 

 

O que causa trovões e relâmpagos?

T hunder e relâmpago ocorrem nos meses mais quentes quando a atmosfera é instável e nuvens cumulonimbus são formadas.

Elas ocorrem quando uma bolsa de ar quente no nível do solo se eleva e colide com o ar mais frio acima dela.

O raio é uma enorme descarga elétrica que flui entre as nuvens, de uma nuvem para o ar, ou de uma nuvem para o chão, enquanto o trovão é produzido pelo rápido aquecimento do ar por um raio.

As tempestades normalmente duram não mais do que meia hora.

Quão perigoso é isso?

O longo e curto é que o raio pode matar você.

Um raio transporta cerca de 20.000 a 30.000 amps de corrente elétrica quando entra em contato com o solo. Isso é cerca de 2.300 vezes mais eletricidade do que a usada para alimentar sua máquina de lavar.

B ntre 30 e 60 pessoas são atingidas por raios todos os anos na Grã-Bretanha e aproximadamente três destes (5-10 por cento) são fatais, de acordo com a Sociedade Real para a Prevenção de Acidentes.

A maioria em risco são pessoas que passam muito tempo ao ar livre em locais não protegidos, como trabalhadores agrícolas, montanhistas e golfistas.

Embora a maioria dos relâmpagos ocorra dentro de uma nuvem de tempestade, cerca de 20% dos ataques atingem o solo. Na Grã-Bretanha, um raio atinge o solo cerca de 300.000 vezes por ano.

Não é apenas um golpe direto que você precisa se preocupar. Qualquer ataque perto de você pode ser perigoso, pois leva a uma enorme quantidade de eletricidade na área circundante. O raio também pode atingir um objeto perto de você e pular de lado. 

Quão longe está a tempestade?

M pessoas ost são atingidos por um raio quando pensam que estão a salvo, acreditando que a tempestade passou ou não atingiu sua área ainda. A melhor coisa a fazer é descobrir a que distância está a tempestade.

Isso pode ser feito contando os segundos entre um relâmpago e o trovão. Grosseiramente falando a cada três segundos dá-lhe cerca de um quilômetro. Então, se você contasse nove segundos, a tempestade estaria a cerca de três quilômetros de distância.

Se você não é bom com quilômetros, conte cinco segundos para cada milha.

Você deve procurar abrigo rapidamente se o período de tempo entre o raio e o trovão for de 30 segundos ou menos.

  • O que acontece quando um raio atinge um avião?

Antes da tempestade

  • Desconecte todos os dispositivos não essenciais, incluindo a televisão, pois raios podem causar surtos de energia.
  • Procure abrigo, se possível. Quando você ouve o trovão, você já está dentro do alcance de onde o próximo flash de terra pode ocorrer – o raio pode atingir até 10 milhas de distância do centro de uma tempestade.

Durante a tempestade

  • Quando estiver em ambientes fechados, evite usar seu telefone fixo, pois as linhas telefônicas podem conduzir eletricidade. Também é melhor evitar o uso de torneiras e pias com tubos de metal, pois eles também podem conduzir eletricidade.
  • Se estiver ao ar livre sem abrigo, tente manter todos os objetos elétricos e metálicos a cerca de 20 metros de distância de você.
  • Evite água e encontre um local aberto de baixa altitude, a uma distância segura de árvores, postes ou objetos de metal. A água transmitirá ataques de longe e o raio gosta de atingir objetos altos.
  • Entre dentro de um carro, se puder. Relâmpago vai se espalhar sobre o metal do veículo antes de aterrar no chão através dos pneus.
  • Se você se encontrar em um local exposto, agache-se perto do chão, com as mãos nos joelhos e com a cabeça enfiada entre eles. Tente tocar o mínimo possível do chão com o corpo, não deite no chão.
  • Geralmente, fique atento a objetos metálicos que possam conduzir ou atrair relâmpagos, incluindo tacos de golfe, guarda-chuvas, motos e bicicletas, cercas de arame e trilhos. Se você estiver em uma barraca, tente ficar longe dos postes de metal.
  • Se você sentir seu cabelo em pé, desça para a posição acima imediatamente.

Depois da tempestade

  • Evite linhas de energia caídas ou cabos quebrados.
  • Se alguém é atingido por um raio, muitas vezes sofre queimaduras graves. A batida também afeta o coração, então verifique se eles têm pulso.

O que fazer se alguém for atingido por um raio?

C todos os 999 porque eles precisarão de ajuda rápida.

B ntes de se aproximar deles, espere até ter certeza de que não há risco para você de mais raios. 

Aplique RCP se o coração ou a respiração parou – você não receberá um choque elétrico porque o corpo não retém uma carga elétrica.

Você sabia?

Relâmpago atinge temperaturas de cerca de 30.000 ° C – o que significa que é mais quente que a superfície do sol. 

Relâmpago viaja pelo ar a cerca de 270.000 mph – que é cerca de 75 quilômetros a cada segundo.

O post Como se manter seguro em trovões e relâmpagos apareceu primeiro em PROEEL - SOLICITE UM ELETRICISTA RESIDENCIAL OU INDUSTRIAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário