segunda-feira, 6 de agosto de 2018

O que é Raio?

As nuvens podem parecer fofas e inocentes, mas na verdade são lugares ativos. No máximo, eles podem criar o maravilhoso efeito do raio.

Como o raio é formado?

Água e gelo se movem dentro da nuvem; forçada pelas correntes de ar quente, baixa por gravidade e comprimida na nuvem. Assim como esfregar um balão pode gerar eletricidade estática, as partículas na nuvem ficam carregadas. Não está claro como isso acontece, mas cobra separado na nuvem. As cargas positivas sobem e os negativos se movem para baixo.

Uma vez que uma separação significativa de cargas tenha se acumulado, as cargas positivas e negativas procuram se neutralizar mutuamente. Flâmulas surgem do chão para formar um caminho. Uma vez concluído o caminho, forma-se uma faísca, neutralizando a carga.

À medida que a carga negativa desce, o ar que a envolve aquece. A centelha está muito quente a quase 20.000 graus Celsius e aquece rapidamente o ar para criar uma onda de choque.

Considerando que a luz viaja muito rápido – cerca de 300 milhões de metros por segundo, e esse som só viaja a 300 metros por segundo; a luz é um milhão de vezes mais rápida que o som produzido. Para descobrir o quão longe a tempestade está, você pode contar quanto tempo você ouve o som após o relâmpago. A cada 4 segundos entre o flash e o barulho, a tempestade fica a 1,6 km de distância.

 

Aqui está um vídeo em câmera lenta de um raio.

 

 

Observe atentamente e você verá os líderes de degraus descendo da nuvem. Estes raramente são visíveis e duram apenas alguns milésimos de segundo. Note que chega ao chão e este é o caminho que o relâmpago muito mais brilhante segue.

Fatos relâmpago

  • A qualquer momento, ocorrem mais de 2.000 tempestades em todo o mundo, cada uma produzindo mais de 100 descargas atmosféricas por segundo.
  • São mais de 8 milhões de raios todos os dias.
  • Cada raio tem cerca de 3 milhas de comprimento, mas apenas cerca de um centímetro de largura
  • Um raio explode cerca de 1-10 bilhões de joules de energia e produz uma corrente de 30.000 – 50.000 ampères.
  • Um único relâmpago libera tanta energia quanto explodir uma tonelada de TNT.
  • Uma greve é, na verdade, composta de três a doze traços de raios individuais, cada um durando apenas alguns milésimos de segundo.

O post O que é Raio? apareceu primeiro em PROEEL - SOLICITE UM ELETRICISTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário