sexta-feira, 24 de agosto de 2018

O que causa raios?

Queda de raios!

Você já teve um choque de eletricidade estática? Ou viu faíscas quando você tira o seu jumper? Quando o raio é feito, a mesma coisa acontece, mas numa escala muito maior.

Como o raio se forma?

Um raio é uma corrente elétrica. Para fazer essa corrente elétrica, primeiro você precisa de uma nuvem.

Quando o solo está quente, aquece o ar acima dele. Esse ar quente sobe. Quando o ar sobe, o vapor d’água esfria e forma uma nuvem. Quando o ar continua a subir, a nuvem fica maior e maior. No topo das nuvens, a temperatura está abaixo de zero e o vapor d’água se transforma em gelo.

Agora, a nuvem se torna uma nuvem tempestuosa. Muitos pequenos pedaços de gelo batem uns nos outros enquanto se movem. Todas essas colisões causam um acúmulo de carga elétrica.

Eventualmente, toda a nuvem se enche de cargas elétricas. Partículas mais leves e carregadas positivamente se formam no topo da nuvem. Partículas mais pesadas e carregadas negativamente afundam no fundo da nuvem.

Quando as cargas positivas e negativas crescem o suficiente, ocorre uma faísca gigante – relâmpago – entre as duas cargas dentro da nuvem. Isso é como uma eletricidade estática que você vê, mas muito maior.

A maioria dos raios acontece dentro de uma nuvem, mas às vezes acontece entre a nuvem e o chão.

Um acúmulo de carga positiva se acumula no solo sob a nuvem, atraído pela carga negativa no fundo da nuvem. A carga positiva do solo concentra-se em qualquer coisa que se sobressai – árvores, pára-raios, até pessoas! A carga positiva do solo se conecta com a carga negativa das nuvens e uma centelha de raios.

Vá para O que é raio? para ver como você pode fazer seu próprio relâmpago.

O post O que causa raios? apareceu primeiro em PROEEL - SOLICITE UM ELETRICISTA RESIDENCIAL OU INDUSTRIAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário